CWSA in Dinheiro Vivo

Click For More CWSA Winners International Press

Print

 

Key points of news report:

* ‘China Wine & Spirits Awards (CWSA), is the Oscars of the wine world in China‘, according to Dinheiro Vivo.
 
* The Portugal Wine Guide was distributed to 100 CWSA Judges to assist producers to communicate and present their wines.
 
* In the CWSA Best Value 2013, Portuguese wines exceeded expectations with 78 medals (28 Silver, 42 Gold and 8 Double Gold).
 
* For the September issue of CWSA 2013 (now accepting entries here) there is a 27% of Portuguese wines entered compared to 2012 already, which bodes well for Portugal to become a key player.

Kelly England: “China classifica vinho português de excelente”

Os produtores de vinho nacionais podem ainda não vender ao nível de outros congéneres europeus, mas nas medalhas não se ficam atrás. No Vinalies Internacionales, em Paris, conquistaram 70 medalhas e no Berliner Wein Trophy, na Alemanha, arrecadaram 64. Mas foi no mercado-sensação, como é o chinês, que os produtores trouxeram maior número: 78 medalhas (28 de prata, 42 de ouro e oito de duplo ouro), mais concretamente dos China Wine & Spirits Awards (CWSA), considerados os Óscares do mundo do vinho na China.

Em entrevista ao Dinheiro Vivo, a presidente dos CWSA, Kelly England, explica como o consumidor chinês vê o vinho made in Portugal, e dá pistas ao produtores nacionais. Ver aqui noticia sobre valores de exportação.

Os vinhos portugueses conquistaram 78 medalhas nos CWSA. É sinal de que estão a ganhar terreno na China? 
Os jurados – os mais proeminentes importadores, distribuidores e profissionais da hotelaria – gostaram realmente dos vinhos portugueses, mesmo em prova cega, e acreditam que são adequados para este mercado. Nas duas competições dos CWSA (Best Value e Prova Geral), os vinhos portugueses superaram as expectativas. Para a edição de setembro dos CWSA 2013 há mais 27% de vinhos portugueses inscritos face a 2012, o que é um bom presságio para Portugal vir a ser um key player.

Que aspetos do vinho português são valorizados pelo consumidor chinês?
Os compradores chineses consideram os vinhos portugueses de excelente qualidade e com um value for money, um atributo raro e valioso. Acham também que têm um sabor frutado rico, requintado, agradável e muito apropriado para acompanhar os seus pratos favoritos. Além disso, o CWSA notou a valorização da cultura portuguesa pelos consumidores chineses, seguindo os laços históricos com Macau. Neste sentido, o Portugal Wine Guide, distribuído aos 100 jurados destes prémios, está a ajudar os produtores a comunicar e a apresentarem os seus vinhos.

Comments are closed.